Há na contemporaneidade muitos modelos de educação escolar. Cada uma traz consigo sua concepção de educar. Ao contemplar o cenário educacional não tem sido raro constatar a realidade de crianças e de jovens bem preparados na perspectiva acadêmica, mas sem o saudável desenvolvimento físico ou emocional. Há também o inverso. Podem-se encontrar estudantes muito bem relacionados, mas com pouca ou nenhuma qualidade acadêmica. Tal realidade aponta para necessidade urgente de uma educação ampla, comprometida com o sujeito em sua integralidade.

Nesse contexto, encontra-se a proposta diferenciada da Educação Adventista. Por meio de diferentes atividades curriculares, dentro e fora da sala de aula, há intenções explicitas em contribuir com a formação de pessoas que evidenciem o desenvolvimento equilibrado de mente, do corpo, das relações, do corpo, das relações interpessoais, das emoções e também do espirito. Mas isso tem uma razão de ser: a educação adventista baseia sua ação

educativa em princípios bíblicos que apontam para a restauração da pessoa por inteiro.

Trata-se, portanto, de uma tarefa desafiadora, a qual exige permanente parceria entre a escola, a família e o estudante, de modo que todos dialoguem permanentemente, monitorem os processos e busquem os mesmos resultados.

Profª Dra. Selena Castelão Rivas
Pedagoga, Doutora em Educação